Agenda
Notícias
História
Cultura
Turismo
Mapas
Fotos
Vídeos
Orla
Praias
Points
Artesanato
Culinária
Museus
Contato
 
Academias
Automóveis
Bares e Cafés
Beleza e Saúde
Casa e Jardim
Delicatessens
Restaurantes
Pizzarias
Pousadas
Hotéis
Farmácias
Imobiliárias
Informática
Construtoras
Cursos e Universidades
Clínicas
Lojas
Materiais de Construção
Supermercados
Turismo - Agências
Rádio e TV
Jornais
Serviços

História das cidades de Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas é catalogada

Maceió, 28 de janeiro de 2009

Catálogo é composto por ícones culturais eleitos pelas comunidades de cada cidade, além de um vídeo documentário.

O turismo cultural é um dos mais importantes segmentos da atividade turística. E Alagoas possui diversos atrativos nessa área, como as cidades históricas. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo de Alagoas lança, com o apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e do Sebrae-AL, no dia 3 de fevereiro, o “Mapeamento Cultural: Cidades Históricas - Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas”, resultado do projeto executado pela Setur-AL com recursos do Ministério da Cultura, através do programa Monumenta.

O projeto, que contou também com o apoio dos municípios envolvidos, consiste na produção de um catálogo com os ícones culturais eleitos pelas comunidades de cada cidade, além de um vídeo documentário. Uma equipe da Setur percorreu, nos meses de novembro e dezembro do ano passado, as cidades de Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas para a captação de imagens, fotos e vídeo, dos ícones culturais eleitos pelas comunidades.

O lançamento acontecerá no auditório térreo do Centro de Convenções de Maceió, às 20h, com a presença de autoridades dos governos Federal, Estadual e Municipais, assim como empresários do setor turístico de Alagoas.

De acordo com o diretor de Qualificação e Promoção da Setur, Renato Lôbo, o grande objetivo desse projeto, além de lançar o catálogo com imagens e informações das cidades históricas e o vídeo, é o lançamento do produto turístico “Cidades Históricas” no segmento cultural, que será apresentado às empresas de receptivo de Alagoas para que seja negociado com operadoras de turismo nacionais, e até mesmo internacionais.

Já a secretária adjunta do Turismo, Danielle Novis, ressalta que o projeto é de relevante importância, pois visa à formatação de um produto turístico para ser trabalhado com operadoras turísticas e empresas de receptivo. “Um dos segmentos que consideramos prioritários é o turismo cultural, e esse material servirá como base para a comercialização do destino”, destaca Danielle.

Após o lançamento do material, serão realizados seminários nas cidades participantes do projeto, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, com a participação de especialistas na área do turismo cultural, a fim de integrar as comunidades com o projeto. Entre os palestrantes estão profissionais renomados nacionalmente, como os professores Bruno Cavalcanti, Carmen Lucia Dantas, e Rachel Rocha, que participaram da elaboração do mapeamento cultural.

Também haverá palestra de casos de sucesso na área cultural, como Alemberg Quindins, músico e historiador autodidata, e Felipe Dantas, responsável por projetos em turismo como: Rota do Cangaço e Lampião – Projeto de Capacitação Profissional para o Turismo, e Projeto de Estruturação de Receptivos Turísticos e Atrativos Culturais.

Assessoria

Agenda Cultura Culinária Turismo Pousadas Hotéis Restaurantes