Agenda
Notícias
História
Cultura
Turismo
Mapas
Fotos
Vídeos
Orla
Praias
Points
Artesanato
Culinária
Museus
Contato
 
Academias
Automóveis
Bares e Cafés
Beleza e Saúde
Casa e Jardim
Delicatessens
Restaurantes
Pizzarias
Pousadas
Hotéis
Farmácias
Imobiliárias
Informática
Construtoras
Cursos e Universidades
Clínicas
Lojas
Materiais de Construção
Supermercados
Turismo - Agências
Rádio e TV
Jornais
Serviços

Ministério do Turismo vai direcionar recursos para Alagoas
Maceió, 18 de agosto de 2008

Os moradores do Pontal da Barra, em Maceió (AL), serão beneficiados com recursos do Ministério do Turismo (MTur) para o desenvolvimento de ações voltadas à estruturação do turismo e inclusão social. O projeto "Plano de Desenvolvimento Estratégico para a Associação dos Moradores e Amigos do Pontal da Barra (Amapo)" está entre os 50 contemplados pelo ministério.

O projeto visa desenvolver o turismo na região por meio de ações que integram artesanato, gastronomia, pesca e cultura. Um dos objetivos é equipar a comunidade com ferramentas eficazes de gestão para transformar essas atividades em negócios capazes de contribuir para aumentar a renda e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

O projeto enviado ao MTur prevê ainda o desenvolvimento de ações para a promoção da consciência e educação ambiental, a criação de uma marca local para o Pontal, assim como a sinalização de todo o bairro. Uma das metas da Amapo é aumentar o número de turistas em pelo menos 25%. Para isso serão realizadas campanhas de divulgação do bairro.

"As pessoas da comunidade ainda nem fazem idéia do alcance que o nosso projeto vai ter para o desenvolvimento da região", afirmou Dagmar Denitez Canesi, diretora de comunicação do projeto.

O projeto está orçado em R$ 144 mil. Além dos recursos do Ministério do Turismo, contará também com o apoio financeiro, do Sebrae em Alagoas e da própria associação. Ao todo, 518 projetos de todo Brasil concorreram ao edital do Mtur e apenas 50 foram aprovados. Foram 25 na primeira fase, com recursos do orçamento de 2008; e outros 25 na segunda fase, incluídos no orçamento da União de 2009. "O projeto do Pontal está entre os aprovados na primeira fase e deverá começar a ser desenvolvido ainda este ano", afirma Carolina Heemann, gestora do APL.

"O Pontal da Barra é hoje um atrativo turístico de Maceió que precisa ser estruturado com atividades de qualidade e diferenciadas. O projeto irá contribuir com esta melhoria e fortalecer o trabalho do APL Turismo Lagoas e Mares do Sul na região", afirma a gerente da Carteira de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae em Alagoas, Carla Fragoso.

Fonte: Seturma

 

Agenda Cultura Culinária Turismo Pousadas Hotéis Restaurantes