Agenda
Notícias
História
Cultura
Turismo
Mapas
Fotos
Vídeos
Orla
Praias
Points
Artesanato
Culinária
Museus
Contato
 
Academias
Automóveis
Bares e Cafés
Beleza e Saúde
Casa e Jardim
Delicatessens
Restaurantes
Pizzarias
Pousadas
Hotéis
Farmácias
Imobiliárias
Informática
Construtoras
Cursos e Universidades
Clínicas
Lojas
Materiais de Construção
Supermercados
Turismo - Agências
Rádio e TV
Jornais
Serviços
 
Artesanato de Maceió - Alagoas
Cerâmica

Maceió possui um artesanato rico e variado, encantando aqueles que visitam a cidade. Tem como característica marcante a diversidade de cores e formas. São trabalhos em rendas e bordados, em palha, madeira, cerâmica, ou ainda com a fibra do coqueiro, que chamam a atenção pela beleza e riqueza de detalhes. Criações cujas técnicas são passadas de mãe para filha através das gerações. Verdadeiras obras de arte que tomam a forma de toalhas, parâmetros para mesa, blusas, vestidos, bolsas, etc..

Conchas

Nos diversos pontos de comercialização de artesanato, é possível encontrar peças de filé, labirinto, rendendê, rendas de bilro. Os traçados em palha de ouricuri, de extraordinária beleza e perfeição dão formas a bolsas, sacolas, porta-copos e outros. Ou ainda, esculturas em madeira, réplicas quase perfeitas de animais da fauna brasileira ou representando santos.

Vir a Maceió e render-se à arte local significa encantar-se não apenas com as belezas naturais da cidade, mais principalmente, interagir com nordestinidade deste povo.

A Arte do Filé!

Filé na Lagoa

O Filé, é uma renda tipicamente alagoana, mais precisamente do bairro do Pontal da Barra, onde as rendeiras tecem com habilidade transmitida de geração a geração, há mais de 200 anos.

Este artesanato é caracterizado pela confecção de uma rede similar á de pesca, presa nas extremidades a um tear de madeira, sendo trabalhado em agulha e linha de algodão, transformando-se em um bordado com vários pontos geométricos e multicoloridos.

No bucólico bairro do Pontal da Barra, a ágil agulha das rendeiras vai em movimentos rápidos e cadenciados, compondo a malha de rede de pescar, enquanto a “prosa” corre a solta á beira da Lagoa Mundáu

Principais núcleos de artesanato

Feira da Pajuçara

Feira de Artesanato da Pajuçara

Com uma grande estrutura montada a beira mar, possui cerca de 200 lojas que ofertam artigos do artesanato local e regional, além de jóias, roupas, artigos decorativos e souvenirs.

Está localizada na Praia de Pajuçara, na Av. Doutor Antonio Gouveia. Funciona diariamente das 09h00 às 23h00.

Informações pelo telefone: (82) 9983-1807

Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra

Localizado às margens da Lagoa Mundaú, o Pontal da Barra é um bairro de pescadores, cuja economia tem como base a confecção e venda de artesanato, especialmente o Filé.

Possui cerca de 280 lojas espalhadas pelas ruas do bairro, que funcionam diariamente das 08h00 às 18h00.
Informações pelo telefone: (82) 8805-9784

Mercado do Artesanato

Palha

Pode ser chamado de Shopping do artesanato de Maceió, localizado no bairro da Levada, próximo ao centro da cidade. Conta com aproximadamente 250 lojas onde são encontrados os mais variados tipos de artesanato do Estado.

Pela variedade de peças, pode ser considerado como uma vitrine do artesanato do Estado. Trabalhos em couro, cerâmica, madeira, rendas, barro, e tantos outros.

Funciona de segunda à sábado das 07h00 às 18h00 e aos domingos das 07h00 às 12h00.

Fonte: SEMPTUR

 
Agenda Cultura Culinária Turismo Pousadas Hotéis Restaurantes